sexta-feira, 3 de julho de 2009

Caro Amigo

Às vezes a gente se pega pensando na idade... Nos anos que se carregam nas costas. Ou no rosto... As pessoas se preocupam tanto com o aspecto físico, que deixam o essencial (a alma, o emocional, o interior ou o nome que você quiser dar) de lado. É preciso perceber a beleza em todas as idades. Perceber que sempre ganhamos algo. Tá bom, você deve estar rindo, pensando que ganhamos, sim! Ganhamos rugas, quilos, cabelos brancos... Mas ganhamos também experiência, paciência, sabedoria. Acho que é como apreciar um quadro: quando jovens, vemos somente um detalhe; com a maturidade, vemos o quadro todo.
Guardei um texto muito interessante que aborda esse tema. Foi publicado no Jornal da Tarde, pelo psiquiatra e psicoterapeuta Auro Danny Lescher:
Vista cansada
A vista cansada, ou presbiopia, é condição inexorável entre terráqueos de ambos os sexos. Caracteriza-se pelo enrijecimento da lente do olho que se chama cristalino. Isso ocorre lá pelos 40 anos de vida, por conta do desgaste dos minúsculos ligamentos e musculatura responsáveis pela movimentação dessa lente na busca do adequado foco. Para obter alguma nitidez de visão de objetos que se encontram próximos aos olhos, como, por exemplo, na leitura de um livro, a presbiopia impõe ao quarentão a necessidade de fazê-lo com os braços estendidos.
É uma limitação, sem dúvida, mas nada que o uso daqueles charmosos óculos estreitos não resolva.
Espanta-me a natureza. Ocorre que a perda da acuidade visual é contemporânea à aquisição de uma capacidade de visão de mundo que só a vasta quilometragem rodada permite.
A crise dos 40 é uma crise de crescimento. Propõe o balanço geral da primeira metade da vida e lança as bases do que acontecerá na metade seguinte. Tem o gosto amargo que acompanha a desconstrução de idealizações do mundo e de si mesmo, próprias da juventude, mas permite a conexão com o mundo (interno e externo) de uma forma mais realística. Já deve existir um razoável mapeamento das próprias potencialidades e limitações. Mas atenção! Isso não significa que ficamos privados da capacidade de encantamento, muito pelo contrário. O lema dos 40 é, ou deveria ser: menos e melhor, de sexo a arroz e feijão.
Muito bom, né?
Você costuma pensar na idade, meu amigo?
Espero uma resposta sua.
Com carinho, Yara.

Nenhum comentário: