sexta-feira, 3 de junho de 2011

Engomando

Atendendo ao pedido do novo amigo Marcelo: "Como engomar tecidos". Isto não é uma lição, mas apenas o relato das minhas tentativas de como engomar um tecido para fazer Orinuno.

Conheço estes métodos:


A maneira mais econômica é com a Maizena: misture 1 colher de sopa do amido de milho a 1 litro de água em uma panela. Leve ao fogo até ferver. Mergulhe o tecido nessa mistura. Retire-o e pendure-o num varal ou deixe-o sobre uma superfície lisa. Passe a ferro depois de seco.
Experimentei dissolver 5 colheres de Maizena em 1/2 litro de água: além de não ficar muito firme, a gente corre o risco de se queimar com a gosma de amido.

Outra opção é a cola. Dissolvi três colheres de sopa de Cascorez em um pouquinho de água. Até que ficou bom, mas eu usaria ela pura para ficar melhor.

As minhas preferidas são a Goma Pox e a termolina. A primeira deixa um perfume forte, que depois de algum tempo evapora (evapora?? se perde?) e deixa um cheirinho bem suave. A segunda tem cheiro de cola. Ambas funcionam que é uma beleza! Mas puras... e isso encarece o trabalho. Tentei diluir com água, mas o resultado não é o mesmo. Para ficar perfeito tem que ser pura, aí o tecido fica mais seco que um bacalhau!!



Quanto ao tecido, só usei "paninho baratinho", pois é só uma experiência. O máximo de luxo a que me dei foi um kit para patchwork com cinco estampas diferentes.



Começando: eu estendo o tecido sobre um pedaço de MDF fininho que estava perdido aqui em casa (e já bem surrado, pois é aí que faço também o papel sanduíche). Você pode usar qualquer superfície plana que seja fácil de limpar, mas o ideal é ter um lugar próprio para isso.



Coloco três colheres de Goma Pox ou termolina num recipiente de plástico e molho um rolinho de espuma. Usei três colheres para um quadrado de mais ou menos 30 cm. Talvez você consiga com duas... ou quatro colheres. Depende do tecido.



Passo o rolinho sobre o tecido fazendo um pouco de pressão para que a goma se espalhe bem.



Levanto um pouco o pano para não ficar tão colado na madeira. Frescura... Deixo secando na própria madeira mas, se quiser, pode estendê-lo num varal.



Antes que seque completamente, passo o tecido a ferro.


E voilà! Tá pronto para cortar e dobrar!



Mas não serve para todas as dobras... tentei dobrar um lírio e não havia jeito do coitado parecer uma flor.



Mas... todavia...porém... ("Porém, ah!, porém...", como diria Paulinho da Viola), se você não quiser ter todo esse trabalho, compre cetim engomado!




É fácil encontrá-lo em qualquer loja de tecidos, mas não possui a mesma variedade de cores e estampas que o algodão. E é mais grosso que o algodão que, por sua vez, é muito mais grosso que o papel. Mas vale a pena tentar! É só cortar e dobrar. Já vem prontinho!




Rosa, de Toshikazu Kawasaki



Flor modular, de Makoto Yamaguchi



Tulipa, de Yoshihide Momotani


Fiz a rosa com um quadrado de 20cm e sem cola. Colei as cinco unidades da flor modular com cola Tenaz (Ah, se eu ganhasse com propaganda!). Na tulipa usei arame encapado com fita floral (ficaria legal na lapela do terno de um noivo. Acho que vou vender no "Elo 7"!!)


Bem, espero que, depois de você perder tanto tempo lendo, este post tenha sido de alguma utilidade! E relembrando: isto não é uma aula, é apenas a maneira como fiz. Pode ser que você encontre outro modo melhor de engomar um tecido. Mas se você decidir tentar, deixe um recado aqui contando como foi sua experiência!

Boa sorte e boas dobras!


P.S. Chegou a dica da Fernanda, do blog Oxigami, para termolina caseira: 2 medidas de cola, 1 de água e 1/2 de álcool.  Vamos tentar! Obrigada, Fernanda! É muito bom trocar informações.

27 comentários:

Danielle Castaldelli disse...

Olá Yara
Adorei as dicas e por coincidencia hj cheguei em casa pensando em engomar uns tecidinhos para experimetar fazer orinuno hehehhehehe
beijão

L disse...

Que legal!
muito interessante esse processo todo de engomar e dobrar tecido... é bom pra conhecermos novas técnicas, ver quais são os resultados...

:)

Yara Yagi disse...

Que bom, Danielle! Conta depois como é que ficou!

Bom fim de semana!

Yara Yagi disse...

Que bom que você gostou, Lucas! É bom a gente não se limitar a um só material, né?

Bom fim de semana!

Carla disse...

Yara...sem palavras (ou quase)!
Esta verdadeira AULA está o MÁXIMO! obrigada.

Yara Yagi disse...

A gente se esforrrça! rsrs.

Obrigada, Carla! Ah, é apenas minha humilde contribuição. Se for útil para alguém, eu fico contente!

Filosofando(rsrs)... Neste mundo estamos sempre aprendendo e ensinando. Né?

Beijos e bom fim de semana!

Fernanda E. Sobral disse...

Eu já usei termolina caseira, fica bom.

2 - cola
1 - água
1/2 - álcool

Deinha disse...

Muito bom seu tutorial! As rosas estão um encanto!Eu que nunca fiz nada em tecido estou até mais animadinha agora.Beijos

Yara Yagi disse...

Ô, legal, Fernanda!!! Fica mais uma dica pra gente! Tem que se experimentar de tudo, né?

Muito obrigada!

Bom domingo!

Yara Yagi disse...

Que bom, Deinha!!! Tenta sim e, depois, conta como ficou!

Dobrar tecido é mais um desafio pra gente!

Bom domingo!

Marcelo 河 野 disse...

Muito obrigado, Yara.

Prometo que vou tentar.

No caso de usar a maizena, eu tenho que encharcar o tecido, ou depois de mergulhá-lo na panela posso torcer um pouco?

Na relação custo/benefício qual desses produtos foi o melhor? Com maizena é mais econêonico, mas o resultado fica bom, comparando com o utilizando a Goma Pox?

O resultado ficou muito bom. As rosas de cetim engomado ficaram muito bonitas.

Muito, muito obrigado.

Tudo de bom e excelente semana!

Yara Yagi disse...

Oi, Marcelo!

Quando precisar, estamos às ordens! rsrs.

No caso da Maizena,eu tiro a panela do fogo e mexo um pouquinho pra "gosma" esfriar, aí mergulho o tecido seco na mistura (esse é o problema dela: se você não tomar cuidado, acaba se queimando...). Ele sai meio pesado, mas eu dou uma leve torcidinha e estico na tábua.


Quanto ao custo/benefício, acho que a Goma Pox compensa, mesmo sendo mais cara. Encontrei no Carrefour por R$11,90 (é meio salgado para 200 ml) , mas se você pensar no tempo e trabalho poupados, acho que vale a pena!

Experimente engomar um pedacinho de algodão com a Goma Pox na medida de 5 colheres de sopa de goma para uma de água. Não vai ficar tão firme, mas dependendo do que você vai dobrar acho que fica bom. Vou experimentar também a receita da Fernanda (cola, água e álcool).

Assim que eu achar um modo melhor de engomar eu posto aqui.

Ou...... use o cetim engomado: já vem prontinho para dobrar!!

Qualquer dúvida, escreva!

Fico feliz por ajudar! ( se é que foi de alguma ajuda.rsrs)

Um grande abraço e uma ótima semana!

Danielle Castaldelli disse...

Oi Yara qu bom que gostou do meu post gosto de juntar o útil ao agradável, afinal acho que biologia e química tem tudo a ver com origami hehehe
Ah tentei engomar uns retalhos de cetim com maizena mas não ficou firme o suficiente, mas vou tentar de novo esta semana, se der certo eu fçao um post e te aviso!! Mas mesmo assim obrigada pela dica! =D
beijão

Yara Yagi disse...

Linda flores as suas, Danielle!

Tenta de novo e mostra pra gente! Ah, tenta com chita. O cetim já vem pronto.

Beijos e boa semana!

Marcelo 河 野 disse...

Olá Yara, obrigado pela visita.

Obrigado pelas doces palavras, mas iluminada mesmo foi a pessoa que me enviou a mensagem. Como ela me ajudou de alguma forma, pensei que se a divulgasse poderia ajudar mais gente.

Iluminada é essa mulher Cora Coralina. Obrigado, onde você estiver, Cora!

Abração e tudo de bom.

www.mhkono.blogspot.com

Adriana disse...

Oi, Iara!
Muito legal essas suas dicas, tenho vontade de fazer orinuno,mas imaginava ser mais dificil, confesso que nunca me interessei a fundo, mas com essas suas dicas, me animei. Te convido a conhecer meu cantinho!
Bjs

Yara Yagi disse...

Olá, Adriana!

Experimente fazer, sim! Não é difícil.

Seja bem-vinda e boa semana!

ecorigami disse...

Obrigado por seu conselho!

Yara Yagi disse...

Olá, Barth! I'm very happy that my "experience" has been useful!!

Beijos

Unknown disse...

Olá! Achei o site muito bom.
Você sabe como eu faço a Rosa de Toshikazu Kawasaki em tecido?
Obrigada!

Yara Yagi disse...

Olá, Juliana! Muito obrigada!

Aprendi a rosa Kawasaki em um vídeo do Youtube. O canal de barbabellaatje é muito bom!
Para fazê-la em tecido você pode comprar o cetim engomado já pronto (em lojas de tecidos) ou engomar um tecido de algodão usando um das técnicas mostradas aqui no blog!
Depois é só dobrá-la como faria com o papel!
Qualquer dúvida, escreva!

Um abraço!

Unknown disse...

Olá Yara, bom eu comecei a fazer orinono e não gostei muito da maisena pq com o tempo o tecido perde a goma ( volta a forma original). Ainda não usei a goma poxi, já fiz com cola e termolina, só que percebi que em aguns tecidos n fica legal, fica meio plastificado.
O que estou usando no momento é o engomado de gelatina, olha a receita;
Goma de Gelatina
* 1 pacote de gelatina incolor sem sabor
* 1/2 litro de água
* prendedor de roupas
* coloque a água ainda fria na panela e dissolva a gelatina aos poucos . Essa Mistura vai ser a goma do tecido
* leve ao fogo. Deixe essa mistura bem quente , mas não ferva
* dobre o tecido e mergulhe na panela. Tire do fogo e dê uma esprimida de leve.
* coloque pregadores de roupa nas pontas inferiores do tecido para não deixar o tecido dobrar.
* deixar secar no varal de um dia para outro.

Bom, obrigada pelas dicas e espero que tente a gelatina, só n rende muito como a maizena que é o método mais barato.
Grande bjo!

Yara Yagi disse...

Querida Anônima! rsrs

Olá e muito obrigada pela dica! Fica registrada para todos! O que surgir de novo, pode postar aqui! É muito bom compartilhar!
Vou tentar com a gelatina e, assim que engomar, posto o resultado!

Muito obrigada, um abraço e feliz 2013!

louraulik disse...

Boa noite Yara!
Onde encontro o cetim engomado? Em curitiba não achei em nenhuma loja de tecidos ou armarinho.
Grata
Louise

Yara Yagi disse...

Oi, Louise!
Dei sorte de encontrar cetim engomado na loja do meu bairro, mas parece que não é tão fácil encontrá-lo mesmo.
Dê uma olhadinha no site do Armarinhos Santa Cecília. A loja fica na região da 25 de março, em São Paulo. Eles vendem pelo correio. Nunca comprei lá, mas me parece confiável. O metro do cetim está R$12,00 e tem várias cores.
É bem mais fácil que engomar o tecido! :) Se você conseguir, nos avise, por favor.
Um abraço!

Unknown disse...

Oi vi todas as dicas. . Tive uma dúvida. . Geralmente alimentos em roupas com o tempo cria boloro ... a minha dúvida é "será que depois de algum tempo se o trabalho que eu fizer no caso uma capinha de cartão de vacinas corre o risco de criar boloro? " estou com essa dúvida porque é algo que as clientes não vão lavar muito..

Yara Yagi disse...

Oi, Letícia
Citei a Maizena porque é o método mais barato mas, como escrevi, prefiro a Goma Pox e a termolina. Para um trabalho profissional recomendo uma das duas.