quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Dicas Úteis

Dicas? Dicas? Quando a gente precisa, a memória falha! Uma boa dica de origami?

Aquela que sempre uso, a Deinha (admiro essa menina de Belzonte!) já escreveu: estude os diagramas antes de dobrar um modelo, principalmente nas partes "duplas", como asas, pernas, etc. Dobre os dois lados ao mesmo tempo, porque é triste (de chorar) você acabar uma sequência longa e perceber que terá que repeti-la do outro lado...
 
Dicas? Dicas?
 
Acho que uma dica é o que sobra de uma falha. Como "Há males que vêm para bem" ou "Não faça a besteira que eu fiz". Ou, então, é a necessidade falando. Dizem que ela é a mãe da criatividade.
 
Sendo assim, uma dica legal para quem precisa dobrar um modelo em que apareçam cores diferentes nos dois lados do papel (ou mesmo que você queira apenas algumas estampas diferentes das que se veem por aí) é pintar seu próprio material. O próprio Norberto já deu uma dica assim.
 
É fácil, divertido e baratinho! Você só precisa de papel sulfite, tinta guache ou qualquer tinta solúvel em água, um rolinho de espuma e um pequeno recipiente para misturar a tinta. É bom fazer isso sobre um lugar que seja fácil de limpar. Eu uso uma placa de MDF já bem velhinha.
 
 
 
 
Comece colocando um pouquinho de tinta no recipiente.
 
 
 
Adicione um pouco de água (é tudo no olhômetro...) e misture com o rolinho mesmo.
 
 
 
É para ficar bem "rala", fininha, como uma aquarela. Passe sobre o papel.
 
 
 
Espere secar um pouco. Aplique outra cor diretamente no rolinho e passe sobre o papel. Agora depende de sua criatividade: dê batidinhas ou "torcidas"com o rolo, solte a criança (endiabrada) que existe em você e pinte com os dedos, experimente outros materiais como uma escova de dentes velha, um papel amassado... Só não use algodão (a menos que você queira dar um toque diferente) porque os fiapos ficam grudados no papel.
 
 
 
Depois de brincar bastante, pendure a roupa... ou melhor, estenda os papéis em um varal!
 
 
 
Espere secar bem (geralmente eu faço isso quando o tempo está quente) e passe o papel a ferro.
 
 
 
E o resultado é este:
 
 
 
 
Outra dica, agora para o acabamento de mandalas e kusudamas: nunca, NUNCA use a "Super Cola Que Não Cola Nada A Não Ser Seus Dedos"! Parece uma dica boba... e é... mas eu fiz isso! Você só verá seu erro quando aquela gota já tiver caído sobre o papel, molhando e se esparramando sobre todo o seu trabalho!
Tente encontrar uma cola adequada em lojas de peças para bijuterias. Ou use cola quente. Funciona! A cola branca é "de lua": às vezes dá certo, outras não.
 
 
 
 
Essa Mandala Macuxi, do Falk Brito, foi dobrada com papel colorido com guache. A pedrinha foi colada com uma cola para e.v.a. e o fundo da foto é um papel sulfite colorido com tinta acrílica para artesanato.
 
Espero que estas dicas tenham sido úteis!
 
 
Este texto faz parte do Desafio Origami 2012 - Dicas Úteis.
 
 
Dobrando!
 


10 comentários:

Marcelo 河 野 disse...

Olá, obrigado pelas dicas. Sim, muito úteis.

Seus papéis ficaram incríveis. Parabéns!

Abs e tudo de bom.

Yara Yagi disse...

Oi, Marcelo! É muito bom ver você aqui de novo!
Obrigada, abraços e tudo de bom!

Origamis da Yayoi disse...

Ai que chique amiga. Amei as suas dicas, e os papéis ficaram lindos! Sobre as colas, é isso mesmo, kkkk...já aconteceu comigo também.
Faz tempo que não comento né? Mil perdões pela ausência...Ah e já vou te informando que um dos meus pedidos ao Papai Noel é conseguir te encontrar pessoalmente tá?
Um beijão!!!

Yara Yagi disse...

rsrsrs! ô, vida dura, ter que aprender assim, né!
Também estou devendo muitos cometários para você!
Hahaha! Vai ser fácil para o bom velhinho: atender dois pedidos num só! Em 2013 nos vemos!!!
Obrigada, minha querida amiga!
Beijos grandes e bom fim de semana!

Norberto Kawakami disse...

Belas dicas... e bem práticas.
Pintar o papel tem um outra vantagem também. Quem gosta de dobrar com papel úmido - wet-folding - consegue ter mais uma utilidade na pintura que é ter o papel úmido para dobrar. Tipo dica 2 em 1... :)

abraço e tarefa cumprida.

Yara Yagi disse...

Obrigada, Norberto!! \o/

Sua dica é meu próximo post! :)

Um abraço!

Deinha disse...

Ei Yara! Adorei a postagem!!Eua ainda não tenho intimidade com tingimentos. Gostei muito quando você fala sobre um erro que deu origem a um acerto.Eu ainda não a tinha lido. Obrigada por sua admiração e carinho.Eu é que me sinto honrada em acompanhar seu lindo trabalho que encanta e deperta emoções nas pessoas. Um beijão!!!

Yara Yagi disse...

Vivendo e aprendendo! E aprendendo com os erros! rsrs
Obrigada pelas palavras, Deinha!!
Beijão!! :)

L disse...

Dicas são sempre bem-vindas! É bom compartilhar o que aprendemos. Quanto a uso de cola que você citou neste post, não creio que a cola branca possa ser "de lua" (a não ser que esteja vencida ou seja de má qualidade mesmo, vai saber!), acho que o que mais interfere quando usamos cola em mandalas ou kusudamas é o papel que usamos nas dobraduras. Eu já colei muita coisa, e nunca tive problema quando o papel era adequado ao uso da cola (por ex., o papel não pode ser dos mais finos e deve-se evitar trabalhar com cola e papéis brilhantes do tipo envernizados).
Mas tudo isso aprendemos no dia-a-dia! Abração!

Yara Yagi disse...

É verdade, Lucas!
Beijos e bom 2013!!