quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Meu Estilo Preferido

 
Nunca dobrei origami 3D. Há modelos lindos nesse estilo, como uma impressionante Catedral de São Basílio, mas é assustador pensar em dobrar tantos módulos!
 
Admiro o estilo tesselation. Meus olhos brilham quando vejo os mosaicos que se formam no papel! Mas tantas "pré" dobras também me assustam! Estou "ensaiando" dobrar esse tipo de origami.
 
Origami modular como os de Halle e Federico Scalambra são adoráveis e permitem brincar com as cores! Há modelos divertidíssimos! É como voltar no tempo e brincar com o Pequeno Arquiteto! O problema é o encaixe, que se não for perfeito deixa-nos tentados a usar a famigerada cola!
 
Comecei dobrando modulares e kusudamas. Me encantei por eles assim que os vi na rede: formas e cores maravilhosas! Alguns são de uma beleza de doer e dobrar trinta módulos não é tão cansativo. O problema é que depois de dobrar tantos modulares a gente sente que está faltando alguma coisa. Os dedos ficam coçando, pedindo algo diferente!
 
Mas afinal, qual é meu estilo de origami preferido?
 
É aquele do touro e toureiro se enfrentando ("Momento da verdade") ,de Neal Elias; dos personagens da Commedia dell'Arte e da orquestra de duendes, de Eric Joisel; do dragão e São Jorge, de David Brill; do cisne do honorável mestre Akira Yoshizawa, e de tantos outros modelos do origami figurativo. Figurativo? Nem sabia que tinha esse nome...

Se o origami é um "admirável mundo novo", o estilo figurativo é um mundo dentro desse mundo! É inacreditável o que se faz com uma folha de papel!

Além dos trabalhos fantásticos de Román Díaz, Giang Dinh, Sipho Mabona, József Zsebe, há novos artistas com uma técnica de modelagem do papel que me agrada muito. São incríveis os modelos de Gachepapier, Sébastien Limet, Fabian Correa, Hoang Tien Quyet.
 
Como exemplo do estilo figurativo, dobrei o Pesebre (presépio) de Graciela Vicente Ráfales com a técnica do wet folding (ou "em úmido") aproveitando o papel feito no último post: é possível dobrar o modelo antes da tinta secar. Dica de Norberto Kawakami. Ao manusear o papel tome cuidado para não rasgá-lo, pois um papel como o sulfite fica bem delicado quando úmido.


 
 
 
 
 
 

 Graciela gentilmente publicou os diagramas de seu presépio na revista Mini Neo , do site Neorigami.
 
 
Este texto faz parte do Desafio Origami 2012 - Meu Estilo Preferido.
 
 
Boas dobras!
 
 
 

10 comentários:

ur-fleurogami@blogspot.com disse...

Yara, your figure of Mary is just wonderful, the shame I so nich get down like you!

Deinha disse...

Ei Yara!
Sua postagem enche os olhos! O seu presépio está lindo!Bacan o destaque que você deu as figuras.As nossas preferências vão afinando com o tempo e também nós nos aperfeiçõamos nessa arte!Um Natal cheio de alegria e paz para você e sua familia!
Beijos!

Origamis da Yayoi disse...

Minha Nossa Senhora!
Independente de sua preferência, eu amo todos os estilos dobrados por ti...
Todos ficam perfeitos, harmoniosos, e lindos!
Amiga, obrigada pela visita e que você continue dobrando muito com estas mãos de fada!
Um beijão!

HARUI ORIGAMI ART & GIFTS disse...

Yara,
Não estou participando do desafio do Norberto mas sinceramente, estou torcendo por você! Além de dobras incríveis, você escreve muito bem, e digo isso com a propriedade de quem está lendo teu blog desde o começo. Desde a primeira cartinha! Post por post, fico deliciada com a maneira simples e envolvente q escreve. Já pensou em escrever um livro de histórias e origamis no lugar das ilustrações? Acho que você é a pessoa perfeita para fazer isso.
Este desafio do Norberto te fez voltar a escrever e quem ganha somos nós! Parabéns!

Yara Yagi disse...

Thank you, Uwe! I'm sure you can!! :)

Yara Yagi disse...

Muito obrigada, Deinha! Concordo com você: devagarinho vamos nos aperfeiçoando. Mas o caminho é longo!! :))
Bom Natal a você e sua família também! Muita paz!
Beijos!

Yara Yagi disse...

rsrsrs! "Vige Santa"!
Obrigada pelo carinho, amiga!! Você sabe que a admiração é recíproca!
Beijão! ;)

Yara Yagi disse...

Helô!!! Suas palavras são muito especiais para mim! Que prazer saber que alguém está lendo todas minhas cartas! ;)
Você percebeu direitinho: voltei a escrever depois de um bom tempo só com fotos! Que sensibilidade!
Um livro? Ohhh, já pensou? (suspiro).
Muito, muito obrigada! O mundo pode acabar hoje que eu vou realizada! rsrsrs
Um beijo enorme!!

Norberto Kawakami disse...

Yara,
beleza de texto. E ainda com origami em wet-folding!
Estilo bacana esse, não é mesmo?

abraço e tarefa cumprida.

Yara Yagi disse...

Obrigada, Norberto!!
Muito bacana! É fantástico modelar o papel!Preciso treinar mais essa técnica. Gostei!
Um abraço!