Segundo algumas fontes, hoje é o Dia do Trigo. Há tantas coisas boas feitas com a sua farinha, que aqui vai a receita de uma delas: Bomboloni alla crema, ou em outras palavras, o nosso delicioso Sonho.
Bomboloni alla crema
Para a massa:
500 gr. de farinha de trigo
150 gr. de açúcar
25 gr. de fermento fresco para pão
125 ml. de leite morno
125 ml. água
raspas de limão
1 pitada de sal
80 gr. de manteiga em temperatura ambiente
Para o creme:
1/2 litro de leite
160 gr. de açúcar
80 gr. de farinha de trigo
4 gemas
1 raminho de canela
Modo de fazer:
Desmanche o fermento no leite. Junte a água, a farinha e o sal, o açúcar, as raspas de limão e a manteiga. Trabalhe bem a massa. Deixe-a repousar, coberta, em lugar quente por 2 horas. Abra a massa com 1 cm de altura, mais ou menos. Use um cortador de 8 cm de diâmetro ou um copo. Deixe-a descansar , coberta, por 1 hora. Frite os Bomboloni em óleo quente (poucos por vez) até ficarem bem dourados (senão ficarão crus). Escorra-os em papel absorvente.
Para o creme:
Misture as gemas com o açúcar e junte, aos poucos, a farinha. Junte o leite e a canela. Leve ao fogo brando, mexendo sempre, até formar um creme encorpado. Retire do fogo e deixe esfriar. Tire o raminho de canela.
Montagem:
Corte os Bomboloni ao meio e recheie-os. Ou, sem cortá-los, recheie-os com um saco de confeitar. Salpique açúcar sobre eles, através de uma peneira.
A receita está no site http://www.laprovadelcuoco.rai.it/ , com o passo-a-passo. É trabalhosa, mas fica uma delícia! Já tentei fazer Sonhos várias vezes e nunca consegui; ficavam sempre crus. Esses ficaram bem fritinhos (alguns ficaram ocos), e até crocantes. E a receita rende bem!
Se não acertar de primeira, tente de novo! Você é capaz!
Como disse Aparício Torelly, o Barão de Itararé: "Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!"
Um beijo. Yara.
P.S. Acho que aqui você vai direto para o vídeo do Bomboloni. Se não conseguir, tente entrar no site da "Prova del cuoco" e vá para Anna "a la carte". Lá você assiste ao vídeo de Anna Moronni ensinando esta deliciosa receita. Boa sorte e bom apetite!
2 comentários:
Olá!!!!na minha memória, e o melhor gosto é o da memória, eu recorso de comer bomboloni com meu avô,no centro de São Paulo.Depois, nunca mais ouvi esse nome.Agora,há pouco tempo,a chef Roberta mostrou como se faz e já se espalha novamente a idéia do sonho com nome italiano.É a onda.
Um beijo e parabéns pelo bolg.
O que seria de nós sem essas boas lembranças! E parece que aquelas que se relacionam ao paladar é que ficam mais gravadas na memória.
Obrigada, Joana!
Escreva sempre.
Beijos.
Postar um comentário